
Raphael Caetano voltou para a Irlanda e agora dá aulas de inglês em uma plataforma online
Raphael Silva Caetano, 33 anos, está vivendo seu segundo intercâmbio na Irlanda. Após viver no país por um ano e voltar ao Brasil, o mineiro retornou para a capital Dublin, agora com novos objetivos. Conheça sua trajetória!
Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Raphael desembarcou pela primeira vez em Dublin em 2010. Na época, ele tinha uma proposta de mestrado pronta, mas sentia que precisava de uma experiência diferente. Então, incentivado por amigos decidiu começar a aventura na Irlanda e aprimorar o inglês.
–
LEIA TAMBÉM: Do intercâmbio na Irlanda para morar na Estônia: conheça a história de Nathalia Larangeira
–
Além de biólogo, sua primeira formação, Raphael também é professor de inglês. E no Brasil ministrava aulas em inglês com propósitos mais técnicos na área biológica e fazia traduções de textos acadêmicos. Por isso, quando chegou na Irlanda já tinha um nível bom no idioma e logo tirou seus certificados de proficiência.
Quando chegou na capital irlandesa, trabalhou como vendedor de jornais e florista. E uma de suas dificuldades foi se adaptar ao clima. “Eu cheguei em janeiro, então o frio era o maior desafio. Cheguei a pegar graus negativos, foi muito difícil me acostumar”, relembra.

Além do clima diferente do Brasil, o intercâmbio também proporcionou a experiência de viver com pessoas do mundo todo. “Precisei me acostumar ao conflito de culturas, foi um desafio. Tive que sair da zona de conforto, aprender novas perspectivas com pessoas diferentes e com hábitos peculiares”, conta.
Em 2011, quando voltou para o Brasil, ele sentiu o retorno dos esforços que teve intercâmbio, pois a experiência no exterior abriu muitas portas profissionais. “Com o inglês aprimorado, ficou mais fácil encontrar vagas de empregos com salários maiores e posições de qualidade”, afirma.
–
LEIA TAMBÉM: Como a paixão pelo inglês transformou a vida da Teacher Soninha durante o intercâmbio na Irlanda
–
De volta à Irlanda
Em junho de 2018 Raphael retornou a Ilha Esmeralda, agora com novos objetivos, como o de fazer um mestrado em uma instituição irlandesa. “Descobri que existem várias instituições que oferecem cursos de altíssimo nível na área de ensino. Inclusive, em uma de minhas pesquisas, descobri que pesquisadores que sempre admirei trabalham em instituições na Irlanda”, conta.
No seu retorno, a adaptação não foi difícil, pois já estava familiarizado com tudo. Para ele, apenas a saudade da família e amigos continua a mesma. “Temos que focar nos objetivos e tentar amenizar a saudade concentrando esforços nos estudos e trabalho”, ressalta.

Atualmente, Raphael é professor de inglês em uma plataforma online que produz conteúdos e materiais para brasileiros com o objetivo de acelerar o aprendizado na língua inglesa.
“Me qualificar na língua inglesa me abriu muitas portas como livre docente. Lógico que eu nunca parei de estudar, pois isso é um processo que dura a vida inteira. Mas ter o privilégio de participar de um projeto inovador como este me dá a oportunidade de manter as habilidades afiadas e me incentiva a buscar métodos de ensino mais eficientes e objetivos”, afirma.
O intercâmbio na Irlanda mudou a trajetória pessoal e profissional do mineiro e por isso ele recomenda essa experiência para todos, com uma dica valiosa: organização.
“Para ter uma experiência mais tranquila organize-se de maneira que os imprevistos não sejam tão assustadores. No mais, relaxe e abra sua mente para uma vivência completamente diferente de tudo que você já experimentou.”
A organização foi um dos fatores que contribuiu para o intercâmbio de sucesso do professor. Afinal, mesmo depois de já ter alcançado seu objetivo de aprendizado do inglês, decidiu voltar para novas experiências, chances, desafios e oportunidades que um intercâmbio oferece.